segunda-feira, 26 de maio de 2014

A PEC 215 É A REEDIÇÃO DO EXTERMÍNIO INDÍGENA NO BRASIL.

INDÍGENAS DO BRASIL SOB RISCO DE PERDER OS POUCOS DIREITOS QUE AINDA POSSUEM.

A PEC 215, que é alardeada como a solução para os problemas territoriais indígenas no Brasil, é um veneno que será inoculado nas comunidades tradicionais, minando-lhes o pouco de vida que ainda resta aos índios que lutam pela ocupação de seus territórios tradicionais ao dar ao congresso dominado pelos latifundiários, grandes empresários e donos do capital, sem falar nos corruptos em geral, o poder de definir o que é território indígena e quem são aqueles que podem ser chamados de índios.
Lagoa em área da aldeia indígena ITAPOÃ, ILHÉUS, BAHIA.


Ora, o Brasil é um país miscigenado em sua essência, a colonização começou com a exploração do trabalho indígena na retirada do pau-brasil, seguido pelo apresamento dos silvícolas para os trabalhos nas fazendas e plantações, os invasores europeus não tinham o menor pudor em fazer o uso da força para violentar e escravizar índias para satisfação de seus instintos. E no decorrer dos séculos a situação dos povos originais não melhorou, ao contrário, só piorou.

Querer que os indígenas, no século XXI, mantenham as características físicas do século XVI é, no mínimo, desconhecimento histórico, para falar o mínimo. No litoral do Brasil, onde ocorreram os primeiros contatos entre os índios e os invasores europeus se vê com maior facilidade essa mescla, que torna o índio uma mistura de características físicas, como é comum na população brasileira, enquanto que nos rincões amazônicos essa pureza física só foi mantida porque o invasor demorou muito para chegar até lá. 

Por isso a transmissão da cultura indígena é tão importante, do contrário os índios voltarão ao período colonial, onde eram orientados a se autodenominarem "caboclo" ao invés de terem orgulho de sua ascendência nativa, da sua convivência pacífica com a natureza e de seu modo de vida simples.

Crianças em escola indígena na aldeia ITAPOÃ. A precariedade material contrasta com a dedicação dos professores e colaboradores da escola, que repassam às crianças os valores tradicionais dos tupinambás.


Os indígenas do Brasil são contra a aprovação da PEC 215 porque vão ser retirados deles não só o direito de possuírem um território onde possam viver e retirar da terra o sustento para si e para sua descendência, mas também vai retirar a esperança que as nações indígenas têm de, um dia, serem reconhecidos como um povo soberano que teve suas terras invadidas, um povo que foi explorado, escravizado durante séculos e que apenas agora, no começo do século XXI, começava a ver seus direitos básicos respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário